Análise postural e ergonômica: estudo das atividades produtivas em uma Cooperativa de Laticínios localizada na cidade de Itaperuna - RJ
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i3.1457Resumo
O presente trabalho propõe uma análise ergonômica e postural dispondo por universo de estudo uma cooperativa de laticínios situada na cidade de Itaperuna. Neste contexto, tem como objetivo principal analisar a situação ergonômica existente na cooperativa em estudo. O método de pesquisa utilizado constituiu-se, primeiramente, no levantamento de dados na empresa sob a forma de questionários, entrevistas, registros fotográficos e vídeos. Posteriormente, levando em consideração os dados obtidos, foi efetuada a aplicação dos métodos OWAS e RULA com o intuito de gerar uma correlação entre os movimentos e as posturas assumidas durante o expediente com os sintomas relatados pelos trabalhadores nos questionários propostos. Em posse das respostas dos questionários, verificou-se que aproximadamente 82% dos funcionários se enquadram em um nível de fadiga intensa. As ferramentas utilizadas para avaliação postural, OWAS e RULA, relataram a necessidade de correções na realização de algumas tarefas. Dessa forma, ao final são propostas medidas que visam acarretar na redução da incidência de transtornos a saúde do trabalhador e, consequentemente, no aumento da lucratividade da organização.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.