Transporte Público e Acessibilidade: um estudo comparativo da qualidade percebida e esperada por usuários com deficiências em João Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.1007Resumo
A qualidade nos serviços pode ser considerada uma vantagem competitiva e um diferencial estra-tégico para quem dela faz uso. Para proporcionar um serviço de qualidade, as organizações devem considerar a percepção do consumidor, a qual é influenciada por suas expectativas que, por sua vez, é consequência da comunicação, de suas necessidades pessoais e experiências passadas. Aplicando o método SERVQUAL, objetivou-se analisar e comparar as expectativas e a qualidade percebi-da pelos usuários de transporte público coletivo na cidade de João Pessoa, e especificamente, se os usuários possuem alguma deficiência. A metodologia utiliza o enfoque quantitativo, com uma amostra não probabilística, definida por conveniência, contando com 32 entrevistados. A pesquisa foi realizada na FUNAD de João Pessoa – PB, que proporciona a defesa e garantia dos direitos cons-titucionais da pessoa com deficiência assegurando-lhes o exercício da sua cidadania, inclusive no que se refere aos transportes públicos. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que as empresas de transporte público em João Pessoa, apresentam resultados bem abaixo das expectativas dos usu-ários de transporte público com deficiência.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.