Ergonomia Aplicada ao Projeto do Produto: O Ponto de Vista de Designers do Vestuário
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i2.2211Resumo
Este trabalho tem o objetivo de investigar a aplicação da ergonomia no processo de desenvolvimento de produtos do vestuário, do ponto de vista dos designers. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 19 designers. As entrevistas foram gravadas e transcritas para realização de análise de conteúdo, baseada em três categorias: conceito de ergonomia; abordagem da ergonomia na formação acadêmica e na vivência profissional; aplicação da ergonomia no desenvolvimento de produtos. Foi constatado que a maioria dos participantes compreende o conceito de ergonomia e considera que ela é aplicada no processo de desenvolvimento de produtos do vestuário, contudo essa aplicação dá-se de forma intuitiva. Além disso, os participantes entendem que a aplicação da ergonomia e a obtenção de dados antropométricos dos usuários são atividades desenvolvidas apenas pelos modelistas. Acredita-se que é necessário abordar a ergonomia na formação profissional dos designers do vestuário, a fim de tornar essa aplicação sistemática e efetiva, afetando a satisfação dos usuários de forma positiva e, consequentemente, aumentando a competitividade das empresas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.