Planejamento das necessidades de materiais: ferramenta para a melhoria do planejamento e controle da produção
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.1075Resumo
O presente estudo tem o objetivo de identificar a importância do MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais) para e eficiência operacional do Planejamento e Controle da Produção (PCP) a partir da implantação de uma ferramenta de MRP em uma empresa de médio porte do setor metal mecânico localizada na Serra Gaúcha no Estado do Rio Grande do Sul/RS. Para tanto, foram entrevistados três gestores da área de produção da empresa visando melhor percepção do funcionamento da ferramenta e das atividades realizadas pela área de PCP. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um roteiro de entrevista semi estruturada. No que tange à aplicação do MRP, buscou-se utilizar um modelo simples e de fácil entendimento, possibilitando identificar as contribuições da ferramenta para o PCP. Os resultados da pesquisa sugerem: i) agilidade para realização do cálculo das necessidades de materiais; ii) atendimento dos prazos de entrega dos produtos; iii) acuracidade dos estoques; iv) flexibilidade na (re)programação da produção; v) redução de custos; vi) minimização dos desperdícios; e vii) aumento da produtividade fabril.
Palavras-chave: Empresa de Médio Porte. MRP. PCP. Setor Metal Mecânico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.