Análise da logística hospitalar e dos custos do Setor de Engenharia Clínica em um Hospital filantrópico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i4.1083Resumo
Os hospitais são considerados organizações complexas principalmente pelo alto custo da estrutura assistencial empregada para atendimento. A redução de custos operacionais é um desafio para os gestores hospitalares. Particularmente no setor de engenharia clínica, uma logística hospitalar adequada pode vir a reduzir custos. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar as atividades da logística hospitalar do setor de Engenharia Clínica de um hospital filantrópico, com foco na redução de custos. O trabalho apresenta estudo de caso em um grande hospital filantrópico situado na região metropolitana de Belo Horizonte, MG. A análise enfoca as atividades da logística hospitalar no setor de engenharia clínica desse hospital. Verificou-se que os trabalhos do referido setor estão concentrados na realização e concretização da manutenção dos equipamentos, em detrimento de esforços para a redução dos custos e aumento da segurança em todos os fluxos geridos pelo setor. Verificou-se ainda que existem riscos de aumento de custos com rotinas inadequadas de: (i) aquisição de novos equipamentos de grande porte; (ii) programação de manutenção e liberação para uso; e (iii) furtos de equipamentos.
Palavras-chave: Logística hospitalar. Custos. Engenharia clínica. Hospital filantrópico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.