Código de ética: os elementos essenciais na visão de uma empresa do setor sucroalcooleiro do interior de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1115Resumo
Ética e principalmente o código de ética são assuntos amplamente discutidos e exigidos no âmbito organizacional, sendo a elaboração e aplicação do código de ética uma tarefa que exige empenho e dedicação por parte das empresas, sendo que o mesmo deve ser coerente com a cultura organizacional, missão, visão e valores. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo identificar quais são os aspectos mais relevantes na concepção do código de ética de uma organização. Para tanto foi realizado um estudo de caso de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa em uma organização do setor sucroalcooleiro. Como resultados teóricos verificou-se que para ser eficiente um código de ética deve contemplar todos os seus stakeholders. Em relação à empresa analisada, observa-se que o código de ética apresenta definições claras e objetivas de como deve ser seu relacionamento com seus stakeholders. Todavia nota-se uma ênfase maior no que tange às diretrizes em relação ao comportamento dos colaboradores, em detrimento dos demais stakeholders.
Palavras-chave: Ética. Código de Ética. Gestão de Organizações.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.