Recursos de cooperativas que levam à vantagem competitiva sustentável
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i4.1526Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar como os recursos organizacionais contribuem para as cooperativas alcançarem vantagem competitiva sustentável. Este estudo tem uma abordagem teórica da Visão Baseada em Recursos e o modelo VRIO preconizado por Barney e Hesterly (2007). A pesquisa caracterizou-se como descritiva e quantitativa, através da coleta de dados por fontes secundárias e survey. O instrumento de coleta foi o questionário de Pavão, Sehnem e Hoffmann (2011). A coleta dos dados ocorreu no período dos meses de Setembro de 2014 a Março de 2015. Um total de 215 cooperativas do território nacional distribuídas em 13 segmentos compuseram a amostra da pesquisa. Com os dados secundários foi realizada a análise de conteúdo. Os dados primários foram analisados por meio de inferência estatística, quais sejam: estatística descritiva, média, correlação de Pearson, rotação Varimax e teste de Kruskal-Wallis. Como principais resultados obtidos, observou-se que o recurso humano é visto como importante para o alcance de vantagem competitiva sustentável. A presente pesquisa contribuiu e possibilita novos estudos referente ao crescimento das cooperativas levando em consideração a utilização dos recursos internos possam ser realizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.