Avaliação de modelo de distribuição para uma nova empresa de produção de cerveja
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i4.1153Resumo
O mercado de cerveja no Brasil é dominado em 70% por um só grupo empresarial, a AmBev, grupo formado nos anos 1990 pela fusão das duas maiores empresas do segmento na época, a Brahma e a Antarctica. Mesmo com novos entrantes no mercado a AmBev continuou crescendo e aumentando sua participação e seu lucro. Um dos maiores desafios para atuar no mercado de cerveja é a estratégia de distribuição. O sucesso da AmBev tem na sua estratégia de distribuição um dos fatores críticos para que se chegasse a esta participação no mercado. O modelo que a AmBev implementou e que continua investindo é o que a Brahma, pré AmBev, adotou como estratégia nos anos 1990. Este trabalho se baseia nas teorias e conceitos a respeito de modelos de distribuição na cadeia de suprimentos. O objetivo é verificar como uma empresa iniciando suas atividades produtivas no mesmo ramo que a AmBev, poderia implementar o mesmo modelo de distribuição. Para tanto foram identificadas as possíveis estratégias de distribuição, procurando entender os conceitos que fundamentam o modelo de referência AmBev. Com isto, uma empresa foi identificada e um estudo de caso conduzido para entender a aplicação do modelo da AmBev. As principais conclusões do estudo apontam para possibilidades de adoção do modelo com sucesso, mas com restrições e monitoramento constante para o controle da implantação da estratégia.
Palavras-chave: Modelos de Distribuição. Cadeias de Suprimentos. AmBev.
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