A influência do compromisso e da confiança para a efetividade de um arranjo produtivo local: um estudo do arranjo produtivo local de hortifrutigranjeiros de Veranópolis-RS
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i2.1210Resumo
O presente artigo aborda um estudo de caso sobre a prática do marketing de relacionamento entre os membros da cadeia de suprimentos de um arranjo produtivo local de hortifruticultura na cidade de Veranópolis-RS. Objetiva analisar as relações de compromisso e confiança como base de fortalecimento das relações entre os atacadistas, distribuidores e varejistas, de acordo com as práticas do marketing de relacionamento. Como método de pesquisa, utiliza abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com os principais executivos das empresas estudadas, observação não participante e análise documental. A técnica de análise utilizada foi análise de conteúdo. Pelos resultados é possível concluir que a presença das variáveis confiança e compromisso nas relações pesquisadas é resultado de investimentos relevantes e significativos de longo prazo, envolvendo planejamento conjunto. No ambiente estudado, por vezes, as relações de confiança e comprometimento estão presentes, além do oportunismo percebido em algumas relações.
Palavras-chave: Compromisso. Confiança. Marketing de Relacionamentos. Arranjos Produtivos. Cadeia de Suprimentos.
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