Redução de custos no processo produtivo com a utilização do ABC e Ferramentas Lean: estudo de caso em uma indústria de componentes de refrigeração
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1217Resumo
O presente artigo tem como enfoque a gestão da produção no que diz respeito aos custos operacionais que incidem diretamente no valor do produto. Como base para o estudo foi utilizado o sistema de custos baseado em atividades (Activity Based Costing – ABC), que fornece informações quanto a descoberta dos custos das atividades, e algumas ferramentas lean como o: mapa de fluxo de valor (VSM – Value Stream Mapping), Single minute exchange die (SMED), Kanban etc. O método adotado para essa pesquisa foi o estudo de caso. O estudo foi realizado em uma empresa de componentes de refrigeração no Polo industrial de Manaus, as análises e observações partiram inicialmente da aplicação do ABC em uma linha de produção, e do mapeamento do processo através do fluxo de valor, medindo o estado atual das atividades (Tempo de ciclo, setup, etc). Após mapeamento foi possível identificar os desperdícios em cada atividade e com base na metodologia Lean reduzir as perdas no processo. Os resultados obtidos depois deste estudo mostraram-se na redução de aproximadamente 20% dos custos relacionado ao processo produtivo.
Palavras-chave: Sistema de custos baseado em atividades – ABC. Mapa de fluxo de valor. Lean manufacturing. Polo industrial de Manaus. Desperdícios.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.