Estudo sobre o histórico de atuação do Sebrae na consultoria para micro e pequenas empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i2.1223Resumo
No cenário organizacional brasileiro destaca-se a presença e cada vez maior das micro e pequenas empresas (MPEs), tendo como consequência a crescente demanda por serviços de suporte à sua gestão. Nesse sentido, o presente artigo visa contribuir para o entendimento do espaço de consultoria brasileiro, principalmente no que se refere a sua relação com as MPEs, particularmente analisando as formas de atuação do Sebrae, desde seu surgimento dentro deste espaço e sua participação no fortalecimento deste segmento. Trata-se de uma pesquisa exploratória, partindo-se de revisão bibliográfica sobre o tema e de realização de entrevistas semiestruturadas com funcionários, consultores e ex-presidentes da instituição. A análise se deu de forma qualitativa considerando como base a análise cronológica dos dados. Os resultados permitem notar os principais produtos oferecidos pelo Sebrae, ao longo de seu histórico, e identifica-se o seu papel no fornecimento de consultoria para as MPEs e como grande produtor de conhecimento acerca do setor e também como agente articulador entre as instituições que se relacionam com o segmento.
Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas. Consultoria Organizacional. Espaço de Consultoria Brasileiro. Sebrae.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.