Estudo sobre o histórico de atuação do Sebrae na consultoria para micro e pequenas empresas brasileiras

Autores

  • Vanise Rafaela Zivieri Ralio Universidade Federal de São Carlos – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – Departamento de Engenharia de Produção
  • Julio Cesar Donadone Universidade Federal de São Carlos – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – Departamento de Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v10i2.1223

Resumo

No cenário organizacional brasileiro destaca-se a presença e cada vez maior das micro e pequenas empresas (MPEs), tendo como consequência a crescente demanda por serviços de suporte à sua gestão. Nesse sentido, o presente artigo visa contribuir para o entendimento do espaço de consultoria brasileiro, principalmente no que se refere a sua relação com as MPEs, particularmente analisando as formas de atuação do Sebrae, desde seu surgimento dentro deste espaço e sua participação no fortalecimento deste segmento. Trata-se de uma pesquisa exploratória, partindo-se de revisão bibliográfica sobre o tema e de realização de entrevistas semiestruturadas com funcionários, consultores e ex-presidentes da instituição. A análise se deu de forma qualitativa considerando como base a análise cronológica dos dados. Os resultados permitem notar os principais produtos oferecidos pelo Sebrae, ao longo de seu histórico, e identifica-se o seu papel no fornecimento de consultoria para as MPEs e como grande produtor de conhecimento acerca do setor e também como agente articulador entre as instituições que se relacionam com o segmento.

Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas. Consultoria Organizacional. Espaço de Consultoria Brasileiro. Sebrae.

Downloads

Publicado

2015-03-17

Como Citar

Ralio, V. R. Z., & Donadone, J. C. (2015). Estudo sobre o histórico de atuação do Sebrae na consultoria para micro e pequenas empresas brasileiras. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 10(2), 33. https://doi.org/10.15675/gepros.v10i2.1223

Edição

Seção

Artigos