Rumo à consolidação das dimensões da inovatividade e seu impacto no desempenho inovador
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i2.1229Resumo
As condições habilitadoras da inovação (inovatividade) têm sido, com recorrência, tomadas como tema de pesquisas que analisam sua influência no desempenho inovador, porém de forma ainda dispersa. A presente pesquisa emprega um modelo que consolida o impacto de dez dimensões inovativas no desempenho inovador das organizações e agrega a ele, algumas características de organizações (faturamento, número de funcionários e setor econômico), bem como analisa os resultados a partir de abordagem multivariada categórica, distinta daquela empregada no modelo originalmente proposto. Os resultados indicam que as empresas respondentes não se diferenciam, quanto aos aspectos do modelo, em relação aos setores econômicos. Por outro lado, é evidenciado que, em relação ao faturamento e número de funcionários, as organizações apresentam percepções distintas das dimensões da inovatividade. Finalmente, os resultados indicam que o modelo original apresenta maturidade na medida em que métodos alternativos de análise apontam para semelhantes conclusões.
Palavras-chave: Inovatividade. Inovação. Desempenho Inovador.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.