O processo de inovação em uma empresa mineira fornecedora de insumos para o mercado siderúrgico-metalúrgico mundial: um estudo de caso na ALFA S/A
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i2.1230Resumo
Esta pesquisa investiga e analisa o processo de inovação de uma empresa mineira fornecedora de insumos para o mercado siderúrgico metalúrgico mundial. O modelo de análise foi estruturado em quatro categorias oriundas do processo de inovação conforme premissas de Davila et al. (2007), a saber: (i) estratégia e modelo de inovação, (ii) fatores que influenciam a execução do processo de inovação (iii) sistemas de gestão e/ou ferramentas e (iv) indicadores, métricas e resultados. A estratégia de pesquisa qualitativa baseou-se em um estudo de um único caso e três critérios foram observados para o julgamento da qualidade da pesquisa: a validade do construto, a validade externa e a confiabilidade. Fontes múltiplas de evidência foram utilizadas: entrevistas, documentos e observação e a análise de dados observou três fluxos concomitantes de atividades: redução de dados, “display” ou exibição de dados e verificação/conclusões com base em inferências a partir de evidências ou premissas. Os resultados indicam a existência de um processo desestruturado e informal de inovação descrito meticulosamente a partir de quatro elementos do modelo de análise supracitado. As conclusões apontam para uma estratégia e modelo de inovação em estágio inicial de maturidade, além de execução influenciada por questões estruturais e sócio-comportamentais.Palavras-chave: Tecnologia. Modelo de Negócios. Inovação. Processo de Inovação. Setor Siderúrgico/Metalúrgico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.