Análise da aplicação de um projeto interdisciplinar na educação de futuros engenheiros: montagem de máquinas térmicas com materiais reciclados
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i4.1239Resumo
É crescente nos sistemas educacionais o ensino por meio dos quatro domínios do desenvolvimento da aprendizagem. Entre os métodos utilizados para tal finalidade estão a análise e resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos integradores ou interdisciplinares. Ambos utilizam-se de metodologias ativas de ensino, na qual é possível driblar a baixa capacidade de concentração e retenção de informações dos atuais estudantes, ultimamente tão informatizados e globalizados. Neste sentido, o desenvolvimento deste projeto teve por objetivo a confecção, por parte dos estudantes, de uma máquina a vapor com materiais reutilizados/reciclados, bem como sua apresentação durante uma aula experimental. Este projeto foi desenvolvido nas disciplinas Fundamentos de Termodinâmica e Engenharia e Ciência dos Materiais, realizado no 1° semestre de 2014, e envolveu 130 estudantes matriculados no 5° semestre do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Padre Anchieta. Um total de 28 máquinas a vapor foi apresentado e após prévia modificação, a maioria teve sucesso no funcionamento. A maioria dos grupos utilizou materiais ou ferramentas industriais na confecção de seus protótipos. Devido a esta experiência, os estudantes puderam aplicar seus conhecimentos tanto na rotina profissional quanto na rotina acadêmica. Com base nisso, acredita-se que os projetos podem desempenhar um papel de aprendizagem significativa para os estudantes. Ao fim da atividade, a maioria dos estudantes sinalizou a satisfação com o projeto e o desejo de repetir atividades deste tipo, que interligam as disciplinas. Concluiu-se que o ensino por projetos interdisciplinares é uma importante ferramenta no ensino de engenheiros. Assim, a compreensão do conhecimento tem caráter mais articulado e menos fragmentado, o que contribui para o uso da ciência como elemento de interpretação e intervenção da realidade.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.