Perfil comportamental do executivo: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.96Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o perfil comportamental dos executivos que atuam no mercado de trabalho brasileiro. O instrumento utilizado para o levantamento do perfil, foi o método Personal Profile Analysis (PPA). A partir da identificação do perfil, é possível alocar profissionais a cargos ou funções onde os mesmos poderão obter maior sucesso, diminuindo assim, possíveis problemas de desempenho e a conseqüente demissão por incompatibilidade com a função. A pesquisa foi elaborada com base nos dados levantados por uma empresa de consultoria, localizada no interior do Estado de São Paulo, com 200 (duzentos) executivos, escolhidos aleatoriamente no banco de dados da mesma, pertencentes a empresas de diversos segmentos do mercado de trabalho, ocupando diferentes funções e níveis hierárquicos variados. Os critérios para avaliação do perfil pessoal seguiram a teoria do psicólogo americano William Moulton Marston, PhD, que descreve quatro linhas de comportamento no ser humano, ou seja, Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, retirados do método PPA, de propriedade da Thomas International Inc, EUA. Chegou-se à conclusão de que se pode predeterminar, com certa margem de erro (o método prevê até 10%), o perfil do executivo que o mercado de trabalho utiliza, levando-se em consideração suas habilidades pessoais. Palavras-chave: Perfil Pessoal, Perfil do Executivo, Avaliação Pessoal.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.