Redesign de equipamento para transporte – análise comparativa de gasto energético (energia e água) em frigoríficos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i4.1246Resumo
A sustentabilidade é definida atualmente como uma abordagem que integra aspectos sociais, econômicos eambientais (ESA). Essa filosofia traz implicações ao chão-de-fábrica, especialmente na questão econômica.O presente artigo mostra um estudo realizado em uma fábrica de farinha de origem animal. Pertencentes aosfrigoríficos, essas fábricas necessitam de ajustes com relação à tríade ESA, pois processam material orgâniconão aproveitável para alimentação humana, tradicionalmente problemático do ponto de vista ambiental. Oartigo relata estudos preliminares de adaptação da filosofia ESA nas graxarias, concentrando-se inicialmentena relação da esfera econômica com as demais. Mostra o projeto de um transportador de correia, do abate atéa fábrica de subprodutos de origem animal. Atualmente, na fábrica usada neste estudo de caso, esse transporteé realizado manualmente (para penas) e transporte pneumático (para vísceras). A finalidade é verificarqual dos processos de transporte é mais adequado segundo a filosofia ESA.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.