A sub-contratação nos serviços de manutenção: configuração da relação entre a grande empresa-cliente e as pequenas empresas fornecedoras
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.126Resumo
O trabalho identifica e analisa as principais variáveis que configuram o processo de interação entre pequenas empresas prestadoras de serviços de manutenção e a grande empresa-cliente. Após a revisão da literatura, foram selecionadas as seguintes variáveis: estrutura e políticas da empresa-cliente; procedimentos para identificação, seleção e avaliação dos fornecedores; mecanismos de coordenação, comunicação e supervisão; grau de conhecimento técnico, especialização e agilidade do fornecedor e importância da proximidade geográfica da empresa-cliente. É uma pesquisa descritiva, assentada em levantamento efetuado entre agosto a novembro de 2005, utilizando questionário estruturado, junto a uma amostra intencional, composta de 28 empresas clientes e de 16 pequenas empresas fornecedoras, localizadas na Grande São Paulo. Apesar da relação cliente-fornecedor, de modo geral, não se caracterizar pela parceria, pôde-se observar algumas alterações na forma de relacionamento, configurando a perspectiva de uma maior aproximação. Por sua vez, embora o cliente deseje a especialização dos fornecedores, os critérios adotados para seleção e avaliação não favorecem a emergência desse perfil. Destaca-se, de um lado, a presença de uma cadeia de suprimentos, em torno do fornecedor e, de outro, visões distintas, por parte do cliente e do fornecedor, quanto à importância da proximidade geográfica da empresacliente. Palavras-chave: Serviços de manutenção, pequenas empresas, parcerias.Downloads
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