Gestão de Relacionamento com os Fornecedores: uma revisão com enfoque na integração entre Logística e Produção
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i4.1266Resumo
Integrar informações relacionadas ao planejamento, decisões e processos dentro e entre empresas é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas na atualidade. Tanto a integração interna (entre as funções) quanto a externa (entre clientes e fornecedores) buscam maximizar o valor adicionado aos clientes e minimizar o esforço envolvido para obtenção de tal integração. Entretanto, identificar quais atividades demandam maior integração entre determinadas funções e o que pode ser obtido em termos de resultados a partir disso, nem sempre é algo fácil de se conseguir dentro das empresas e no relacionamento entre elas. Este artigo teve como objetivo compreender como a integração interfuncional entre Logística e Produção influencia nas atividades de gestão de relacionamento com o fornecedor (GRF). Como metodologia, realizou-se uma revisão sistemática de literatura, seguida de uma análise crítica dos trabalhos selecionados para identificar, de forma estruturada, como essas funções participam nas principais atividades deste processo. Como principais conclusões, percebeu-se que ao integrar as atividades de Logística e Produção, notam-se melhorias na gestão de relacionamento com o fornecedor, tanto no compartilhamento de informações sobre especificações estratégicas de suprimentos (como por exemplo, momento e sequência adequados), quanto na eficiência nos fluxos de informações e materiais, atendendo demandas dos clientes em termos de qualidade, quantidade, custo e tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.