Análise dos recursos impulsionadores da vantagem competitiva - o caso BRF Foods
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i3.1477Resumo
O objetivo deste artigo consiste em analisar a relação entre os recursos organizacionais e o desempenho competitivo da organização BRF Foods e são analisados à luz da Resource Based View. Trata-se de um estudo de caso, que foi desenvolvido numa agroindústria junto ao controller da unidade da BRF localizada no município de Concórdia-SC. Também foi realizada análise documental nos relatórios de sustentabilidade e de administração, referentes ao ano de 2014. Foi constatado que a tecnologia, o planejamento central de matéria-prima e o planejamento centralizado de vendas são considerados recursos. A melhoria das condições de uso dos recursos naturais (finitos) por meio de redução de consumo de água, redução do consumo de energia, programas para a sustentabilidade da agroindústria, dos suinocultores e dos avicultores são considerados recursos raros. Recursos difíceis de serem imitados são a formulação, P&D, tecnologia atribuída, a visão de mercado e a existência de contrato de exclusividade. Dentre os recursos organizacionais destacam-se a marca, a capacidade de distribuição estruturada, o desenvolvimento de novos produtos e os nichos de mercado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.