O Processo de Preparação para a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade: Estudo das Dificuldades na Ótica do Pessoal do Setor de Gestão da Qualidade
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i4.1536Resumo
A partir da necessidade de melhoria contínua por parte das empresas para diferenciar-se perante os concorrentes e proporcionar confiabilidade aos clientes, os sistemas de gestão da qualidade revelam-se uma alternativa plausível. Entretanto, o processo de preparação para implantação é extenso e apresenta dificuldades. Por esse motivo, o objetivo deste trabalho foi compreender as dificuldades enfrentadas pelo pessoal do Setor de Gestão da Qualidade no processo de preparação para a implantação de um sistema de gestão da qualidade em uma distribuidora de produtos elétricos. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio de pesquisa participante e documental. Os resultados evidenciaram em cada etapa uma dificuldade que deve ser trabalhada a seu tempo para que a implantação seja bem sucedida. Dentre elas, a resistência à mudança por parte dos colaboradores é a principal, fato que tende a perdurar, exigindo que os treinamentos de sensibilização sejam realizados periodicamente. Além disso, os investimentos aparecem como uma necessidade para adequação e melhoria dos processos, sendo necessário auferir os ganhos com o sistema para comprovar sua viabilidade.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.