Nível de excelência organizacional em melhoria contínua: estudo de caso em organizações do ramo automotivo

Autores

  • Thais Cristina Pereira Ferraz
  • Luiz Gonzaga Mariano de Souza
  • Carlos Henrique Pereira Mello

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.161

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre os aspectos relacionados à eficiência e à eficácia da gestão da melhoria contínua. A proposta do trabalho é apresentar essa prática como uma tecnologia que extrapola os limites do cumprimento normativo dos sistemas de gestão da qualidade. Para tanto, realizou-se um trabalho fundamentado nos pressupostos do múltiplo estudo de caso, tendo, como elementos empíricos de investigação, organizações do ramo automotivo do sul de Minas Gerais. A partir da descrição das organizações investigadas, que caracaterizam os níveis de excelência organizacional em melhoria contínua, discute-se sobre a sustentação e evolução da melhoria contínua, viabilizados pelo processo de aprendizagem organizacional. O estudo aponta para necessidade de articulação das atividades de treinamento e educação, pertinentes ao desenvolvimento e maturação da gestão dessa tecnologia. Busca enfatizar, portanto, a relevância da integração dos sistemas técnico e social como base para melhoria contínua, por meio do aperfeiçoamento e potencialização de competências que definem o nível da sua excelência. Palavras-chaves: Melhoria contínua; qualidade; Maturidade.

Downloads

Publicado

2007-06-01

Como Citar

Ferraz, T. C. P., de Souza, L. G. M., & Mello, C. H. P. (2007). Nível de excelência organizacional em melhoria contínua: estudo de caso em organizações do ramo automotivo. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), Pag. 143. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.161

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)