A gestão de resíduos de uma oficina de manutenção de veículos pesados: Um estudo da logística reversa para as sobras de aço
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i3.1702Resumo
Somado ao desempenho ambiental, a gestão da cadeia de suprimentos é cada vez mais importante no contexto empresarial. Desta forma, as empresas passaram a dar maior importância à gestão dos subprodutos e a destinação adequada dos resíduos gerados. Neste sentido, o objetivo do estudo foi analisar a gestão dos resíduos de aço gerados por uma oficina de manutenção de veículos pesados. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma oficina de manutenção de veículos pesados do interior do Estado de São Paulo que presta serviços para as principais usinas do setor sucroalcooleiro da região. Os dados foram coletados durante um período de 18 meses e foram tratados através do método de Material Input Per Service unit (MIPS), o qual permite mensurar os ganhos ambientais proveniente do aproveitamento de um determinado material dentro da cadeia de suprimentos. Como resultado da venda do aço que seria descartado e que, por meio da logística reversa, volta a ser incluído no ciclo produtivo, constatou-se que 2000 toneladas de agua e 20 toneladas de ar deixam de ser poluídos e utilizados na produção deste novo material e mais de 245 toneladas de material abiótico deixaram de ser geradas.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.