Inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade no método GRASP aplicado a um problema de programação de horários em escolas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i3.1715Resumo
Investigam-se neste estudo as implicações da inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade (PCA) na primeira fase do método GRASP aplicado a um problema de coloração de grafos, mais especificamente na programação de horários do tipo professor-turma de uma escola pública. O algoritmo (com a inclusão de PCA) foi baseado em variáveis críticas identificadas por meio de grupo focal e cujos pesos podem ser ajustados pelo usuário, a fim de suprir as necessidades específicas da instituição de ensino. Os resultados do experimento computacional, com dados de 11 anos (66 observações) de uma mesma escola, indicam que a inclusão dos PCA tende a diminuir de forma estatisticamente significante as distâncias entre soluções iniciais e mínimos locais. A aceitação e utilização das soluções encontradas levam a concluir que o GRASP modificado, tal como construído, contribui para a elaboração da agenda dos professores na instituição de ensino investigada.
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