Proposta de modelo para análise da competitividade em sustentabilidade ambiental em empresas do segmento automotivo
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1853Resumo
O cenário competitivo para as organizações industriais vem ao longo do tempo sofrendo modificações, caracterizadas pela crescente competitividade em custo, qualidade, confiabilidade, agilidade e mais recentemente por fatores ambientais e sociais. Este trabalho tem por objetivo propor um modelo de análise exploratória para avaliar a competitividade em sustentabilidade de organizações industriais. Para efeito deste trabalho a competitividade em sustentabilidade será medida em quatro fatores críticos: econômico, serviço, ambiental e social. O modelo propõe o agrupamento das organizações industriais em clusters, classificando-as quanto à adoção de práticas de manufatura enxuta, gestão ambiental e recursos humanos, distribuindo-as em quadrantes de acordo com a produção maior ou menor de desperdícios e resíduos em seus processos de manufatura. A aderência do modelo se fez para uma amostra de organizações industriais de autopeças e montadoras de veículos automotores. O trabalho se classifica como sendo de natureza aplicada, exploratória pela análise de agrupamento, qualitativa e utilizando-se do método survey. Destaca-se na conclusão que a aplicação do modelo apresentou uma preponderância dos fatores críticos de competitividade em sustentabilidade nas dimensões econômica e serviços. Por outro lado 37,5% das organizações autopeças estão agrupadas em clusters que levam à redução de desperdícios e resíduos, com práticas em manufatura enxuta e gestão ambiental ajustando-se aos fatores de competitividade em sustentabilidade das montadoras de veículos automotores.Downloads
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