Impactos da implementação de um centro de serviços compartilhados de compras: estudo de caso em uma empresa da indústria automotiva
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i4.1969Resumo
Visando reduzir custos e melhorar o desempenho, as organizações passaram a adotar o modelo de CSC - Centro de Serviços Compartilhados. O CSC centraliza os processos de apoio da organização para que sejam geridos por um único departamento. Este artigo objetiva analisar os impactos da implementação de um CSC de compras tanto na estratégia de compras como na produção de uma organização de uma indústria do setor automotivo. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma corporação do ramo automotivo com presença global. A pesquisa realizada enquadra-se como qualitativa, de natureza exploratório-descritiva. Os instrumentos principais para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com os gerentes de compras produtivos e não produtivos e observação direta de um CSC localizado no Rio Grande do Sul, Brasil. Como resultados observou-se maior disponibilidade de materiais para a produção, com qualidade e garantia. Obteve-se economia de escala na aquisição e racionalizaram-se custos, provendo ao mercado produtos a um preço mais competitivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.