Sustentabilidade na literatura de Gestão de Projetos: temas centrais, tendências e lacunas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i4.1971Resumo
A relação entre gerenciamento de projetos e desenvolvimento sustentável está ganhando rapidamente interesse de profissionais e acadêmicos. Sabe-se que a sustentabilidade é um tema emergente dentro e fora da gestão de projetos, assim, é essencial para o bom posicionamento de um projeto que a sua gestão considere aspectos da sustentabilidade. O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar a evolução da sustentabilidade na literatura científica de gestão de projetos dos últimos dez anos, de forma a identificar o desenvolvimento e relevância do tema para a academia, analisando os principais temas e abordagens nessa interface, e apresentando um panorama, com tendências e lacunas, que possa vir a motivar futuras pesquisas. A abordagem metodológica de revisão sistemática de literatura contempla técnicas de bibliometria e análise de conteúdo. A amostra final é composta por 155 artigos retirados da base ISI do Web of Science. Os principais resultados apontam que existe um interesse crescente sobre a sustentabilidade no âmbito da gestão de projetos. Foram identificados os seguintes clusters temáticos: gestão de projetos sustentáveis, ética, social, gestão de recursos naturais, infraestrutura, energia, e desenvolvimento de produtos e processos. Em termos de setores a amostra destaca o de construção civil e de tecnologia da informação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.