Análise das Produções Científicas em Gestão do Conhecimento no Desenvolvimento de Produtos: Produtividade na Base Scopus
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i1.1986Resumo
A gestão do conhecimento, fator estratégico de grande importância nas organizações contemporâneas, apresenta natural proximidade com a inovação, onde o desenvolvimento de produtos é um processo crítico. Este artigo tem como principal objetivo realizar uma análise bibliométrica dos trabalhos desenvolvidos a partir do tema - Gestão do Conhecimento alinhado ao Desenvolvimento de Produtos. Embora esses assuntos tenham um histórico significativo de publicações já bem descritas, justifica-se a atual análise por poucos estudos de levantamentos numéricos e classificações das publicações nessas temáticas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa verificando as publicações científicas que compreendeu o período de 1996 a 2015, a partir de uma das maiores e mais consolidadas bases de dados internacionais, a Scopus da Editora Elsevier. A seleção dos trabalhos se deu a partir da combinação de termos em inglês que estivessem contidos no título, resumo e palavras chave das publicações. Como resultado, o período mais produtivo foi entre 2007 até 2011. O número de publicações aumentaram ao longo dos anos, tendo os Estados Unidos e a China os países que mais desenvolveram trabalhos. O artigo com mais citações foi “A pragmatic view of knowledge and boundaries: Boundary objects in new product development”. Product Innovation Management é a revista que mais publicou artigos nesse tipo de tema.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.