Modelo de controle alocativo de Análise Envoltória de Dados (DEA) para avaliar sistemas de controle de estoque quando há relação entre as variáveis
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i1.1990Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de controle alocativo de Análise Envoltória de Dados (DEA) para medir a eficiência de sistemas com variáveis que têm relação entre si, como os sistemas de controle de estoque. O modelo estático proposto inclui variáveis intermediárias (uma classe comum de variáveis em modelos dinâmicos). O modelo é aplicado a 647 empresas (Decision Making Units - DMU) das Américas do Sul e do Norte (principalmente EUA, Brasil, e Chile), considerando seus sistemas produção-estoque com dados de variáveis contábeis. O modelo minimiza os custos de produção e de estoque para calcular a eficiência alocativa. O output é a demanda; o input é a produção, e a variável intermediária é o estoque. Seus custos são considerados na função objetivo. É acrescentada uma restrição variacional da Teoria do Controle Ótimo (OCT) para descrever a relação entre demanda, produção e estoque. Em resumo, o modelo calcula a eficiência prevenindo a possibilidade de uma projeção que ignora a relação entre as variáveis. O modelo proposto é relevante, pois essa relação sempre ocorre na prática em sistemas de controle de estoque.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.