Dimensões culturais no desenvolvimento de Product Service Systems
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i1.2005Resumo
O conceito de Product Service System (PSS) propõe um modelo de negócio focado em fornecer um resultado específico ao cliente, ao contrário de entregar somente um produto físico. Embora muitos pesquisadores afirmem que a cultura é um elemento essencial ao desenvolvimento do PSS, o relacionamento específico entre esses dois assuntos não é totalmente compreendido. Portanto, o presente estudo pretende ilustrar o tipo de cultura necessária para uma melhor implementação do PSS nas empresas, e fornecer um construto teórico com o intuito de desenvolver um melhor entendimento sobre esse assunto. Baseado em uma revisão da literatura, um quadro explicando o relacionamento entre as dimensões culturais e o PSS foi desenvolvido. Os resultados indicam quem o desenvolvimento do PSS será facilitado em um ambiente de baixa aversão à incerteza, coletivismo, feminilidade, e orientação de longo-prazo. Na era da globalização, um melhor entendimento do papel da cultura frente ao Product Service System irá permitir que as empresas melhorem o desenvolvimento de seu modelo de negócio.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.