Métodos de pontos interiores/exteriores com correção de inércia para a solução do problema de fluxo de potência ótimo reativo com variáveis discretas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i1.2020Resumo
Os Métodos de Pontos Interiores e Exteriores têm sido utilizados para resolver o problema de Fluxo de Potência Ótimo Reativo (FPOR). Entretanto, a solução do problema de FPOR fica dificultada quando, em sua formulação, os taps dos transformadores e os shunts dos bancos de capacitores e reatores são representados por variáveis discretas. Este trabalho investiga a solução do FPOR com a representação das variáveis discretas em sua formulação. A metodologia de solução proposta trata tais variáveis discretas através de uma função penalidade senoidal e o problema penalizado é resolvido pelo método de pontos interiores/exteriores. Devido a problemas causados pela inserção da função penalidade, é proposta uma correção de inércia de modo a corrigir tais problemas e garantir uma convergência de otimalidade local para o problema penalizado. Simulações são feitas nos sistemas IEEE de 14 e 30 barras por meio de uma implementação realizada em Matlab. Os resultados apresentados mostram a eficiência da função penalidade para o tratamento das variáveis discretas do problema de FPOR e a necessidade da correção de inércia para garantir apenas pontos de mínimos locais.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.