Análise da aplicação da gestão por processos em uma seção de uma faculdade pública
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i4.2036Resumo
Apesar de já muito aplicado em empresas privadas, a Gestão de Processos de Negócios (ou BPM - Business Process Management) ainda não tem uma vasta utilização em organizações públicas. Assim, este trabalho de pesquisa-ação teve como objetivo analisar a utilização do BPM na Seção Técnica de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão de uma faculdade pública com foco no potencial de melhoria que um processo crítico pode ter por meio dessa técnica. A aplicação do BPM no Escritório de Relações Internacionais da Faculdade, esbarra em algumas questões burocráticas que dificultam sua implementação e interferem também na agilidade do processo. Porém o BPM demonstrou-se aplicável como ferramenta de gestão e melhoria de processos no órgão público. Em um primeiro ciclo de aplicação apurou-se que o principal ganho foi o tempo (de 46 para 15 dias) e a melhor coordenação de atividades. A aplicação do BPM possibilitou a compreensão de problemas e a adoção de melhorias no processo neste primeiro ciclo, indicando que novos ciclos tem potencial para mais ganhos quantitativos e qualitativos significantes neste e em outros processos críticos da instituição.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.