Segmentação de fornecedores: um estudo em uma indústria do setor automobilístico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i4.2037Resumo
O presente estudo objetivou analisar um atual sistema de gestão de fornecedores em uma empresa do setor automobilístico e propor uma nova segmentação de fornecedores. Com base no levantamento do referencial teórico, o trabalho evidencia por meio de um estudo de caso, como a aplicação da Curva ABC e da Matriz de Posicionamento Estratégico de Materiais (MPEM) podem auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias que otimizam a gestão da cadeia de suprimentos, com redução de custos de estoque, melhoria na capacidade produtiva e estreitamento na relação com fornecedores. A partir da adoção de critérios e da análise dos dados coletados foi possível direcionar de maneira concreta, um plano de ação para diferentes tipos de fornecedores, buscando uma segmentação eficiente da base fornecedora. Enfim, por meio do sistema proposto, se faz possível observar como a aplicação de ferramentas de gestão de fornecedores pode interferir diretamente no crescimento e desenvolvimento da empresa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.