Matriz QFD: estudo e aplicação em uma empresa de confecção de moda
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i1.2053Resumo
No presente artigo discute-se uma das ferramentas de qualidade indicada para se obter um produto adequado à demanda, a Matriz QFD (Quality Function Deployment). Buscando sua contribuição para a qualidade, o estudo apresenta a aplicação da ferramenta em uma empresa de confecções de moda. Esse setor apresenta elevada dinâmica operacional e competitiva e alta interação com os segmentos da cadeia produtiva, demandando a adequação da demanda. Na busca pela compreensão da forma como ocorre a transferência das expectativas de qualidade do mercado para a empresa, o artigo buscou compreender como a matriz QFD pode auxiliar no processo de atendimento à demanda numa empresa de confecção de moda. Logo, utilizou-se um estudo de caso, analisando- se o uso do QFD em uma empresa de confecções de moda, inserida em um polo de referência no estado do Paraná. Dessa forma, foi realizado um acompanhamento sistemático das atividades da empresa com o uso da ferramenta, a partir do lançamento de coleções anuais. Como resultado identificou-se que o uso da ferramenta permite definir os pontos a serem priorizados e os recursos necessários à adequação dos produtos da organização aos interesses dos clientes.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.