Aprimorando o conhecimento em uma linha de produção de alimentos industrializados por meio da análise de valor
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i1.2085Resumo
A indústria de alimentos está constantemente buscando a melhoria de seus processos produtivos visando desenvolver produtos com maior valor agregado e menor custo. Uma das soluções para isso é o uso do método da análise de valor. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo é efetuar uma análise de valor dos processos produtivos de uma linha de produtos de uma indústria de alimentos de forma a gerar conhecimento para aprimorar tais processos. Para tanto, realiza-se um estudo de caso de abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Os resultados revelam que o processo mais importante do objeto deste estudo foi o de ‘envasar o pó’ e que tal processo gera a falha denominada de ‘cartucho vazio’. Além disso, os resultados mostram a possível otimização do processo produtivo por meio da automação do processo que produz a falha de ‘cartucho vazio’. Portanto, este estudo apresenta o conhecimento obtido com a análise de valor realizada em uma empresa da indústria de alimentos, esperando que as empresas desse setor tenham um olhar mais apurado dos benefícios a serem alcançados com o uso da análise de valor para a melhoria dos processos produtivos e para a redução de seus custos de produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.