Um modelo computacional para análise da produção de biodiesel, a partir do óleo de cozinha, e uso na coleta de resíduos sólidos urbanos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i1.2102Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de modelo computacional para o aproveitamento do óleo de cozinha usado, proveniente dos Restaurantes Universitários de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública federal, como matéria prima para a geração de biodiesel. Estimaram-se os impactos ambientais e econômicos de se utilizar este bicombustível em caminhões de coleta de Resíduos Sólidos Urbanos em cidades da região central do estado do Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento do modelo, utilizou-se o método de Dinâmica de Sistemas. O modelo foi implementado utilizando o software Vensim e, a partir de uma análise de cenário para um período de 10 anos, verificaram-se as possíveis reduções da poluição de recursos hídricos e da emissão de CO2, bem como a economia financeira, resultante da substituição da compra de óleo diesel proveniente do petróleo pelo biocombustível gerado a partir do óleo. Concluiu-se que a geração de biodiesel para emprego em caminhões de coleta de resíduos pode ser um destino para o óleo de cozinha usado, evitando, assim, a poluição do ar e de recursos hídricos, e contribuindo para uma economia financeira.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.