Um estudo exploratório sobre as relações entre as práticas Lean na implementação de uma cadeia de suprimentos enxuta
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i1.2118Resumo
A pressão competitiva por redução do tempo de processamento, de custos e melhoria na qualidade tem promovido a implementação dos princípios da manufatura enxuta também no gerenciamento da cadeia de suprimentos. O objetivo deste trabalho é identificar empiricamente as relações entre as práticas de gerenciamento da cadeia de suprimentos enxuta durante projetos de implementação desta abordagem na cadeia de suprimentos. Por meio de uma survey com 113 empresas os resultados foram analisados por meio de técnicas multivariadas de dados. Os resultados apresentam que a relação entre as práticas pode não ser sempre sinérgica, pois existem pares de práticas que, ao serem implementadas simultaneamente, tendem a entrar em conflito, dificultando seus benefícios. A pesquisa realizada também fornece argumentos aos gestores e profissionais para compreender melhor como as práticas interagem umas com as outras em contextos específicos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.