Impactos da operação de pré-ajustagem de ferramentas na eficiência do processo de usinagem
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i1.2132Resumo
A busca pela produtividade é um dos principais objetivos das empresas de manufatura. Nas empresas de usinagem, o tempo de preparação (setup) influencia diretamente no tempo improdutivo do processo, como é o caso da operação de pré-ajustagem de ferramentas. Atualmente, existem sistemas automáticos e semiautomáticos de pré-ajustagem que reduzem este tempo de preparação, mas a maioria das empresas utilizam o método manual, pois relacionam que esta etapa não influencia no tempo de preparação da máquina. Entretanto, pesquisas apresentam que o efeito do processo de pré-ajustagem de ferramentas realizadas manualmente, não interfere apenas no tempo de setup, mas em outros fatores do processo de fabricação que comprometem ainda mais o tempo improdutivo. Neste contexto, o trabalho visa identificar a existência de influências que a pré-ajustagem manual pode ocasionar além do tempo improdutivo. A coleta de dados foi baseada em uma pesquisa descritiva do tipo estudo de campo. Os resultados obtidos, demonstram que o uso do método manual influencia além do tempo improdutivo, no aumento do custo de produção, confiabilidade e segurança do processo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.