O Uso da RFID em Sistemas Hospitalares: Uma Análise de Periódicos Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i2.2160Resumo
O fluxo de pessoas, materiais e equipamentos em hospitais é alto, fazendo com que sua gestão seja uma tarefa complexa, pois deve-se zelar pela vida e segurança dos pacientes. Para tanto, um conjunto de novas tecnologias é inserido no mercado, como o sistema de identificação por radiofrequência - RFID - Radio Frequency Identification. Este sistema visa facilitar o gerenciamento de informações através do rastreamento de equipes médicas, pacientes, medicamentos e equipamentos. Assim, este artigo objetiva mapear os principais benefícios e implicações gerados nos sistemas hospitalares em decorrência do uso desta tecnologia. O trabalho embasou-se em uma pesquisa bibliográfica em bases de dados internacionais que permitiu a construção de uma síntese das principais informações obtidas com a aplicação desta tecnologia. Com a análise, conclui-se que a RFID tem capacidade de proporcionar benefícios significativos em sistemas hospitalares quanto ao gerenciamento de materiais, equipamentos e pessoas, e a sua implantação auxilia o processo de tomada de decisão destes ambientes. Em complemento, destaca-se também a possibilidade de uso da RFID em sistemas distintos da logística.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.