Leiaute Industrial: Estudo de Caso em Uma Empresa de Confecções
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i2.2247Resumo
Projetos de instalações de sistemas produtivos industriais podem ser entendidos como problemas de otimização multicritério, em função do grande número de variáveis de decisão envolvidas e dos múltiplos objetivos. Este artigo tem como objetivo identificar uma solução de um novo leiaute para uma indústria de confecção de roupas fitness de pequeno porte, arranjada por processos para a produção de grandes lotes. O estudo de caso único foi conduzido com base nas etapas propostas de um planejamento industrial. Entre os resultados obtidos estão a produção de uma solução verticalizada com maior flexibilidade no arranjo físico, melhor fluxo de materiais e comunicação entre pessoas, em relação a solução atual, que corresponde a uma ampliação de 1,9 vezes na capacidade de produção de calças lisas, de 15.680 pç/mês para 30.240 pç/mês, e a um incremento de eficiência no uso do espaço. Os resultados obtidos indicam não ser necessário a utilização de ferramentas matemáticas sofisticadas para a produção de soluções de leiaute adequadas, para a atuação de profissionais de Engenharia de Produção.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.