Desafios e oportunidades para a exportação dos biocombustíveis brasileiros

Autores

  • Breno Barros Telles do Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Marcos Ronaldo Albertin UFC
  • Nadja Glheuca da Silva Dutra UFC
  • Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes UFC

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.333

Resumo

O Brasil destaca-se como grande produtor mundial de biocombustíveis. Existe um grande potencial de crescimento deste mercado, devido ao interesse mundial em torno das energias renováveis. Porém, discutem-se vários aspectos da sustentabilidade do processo de geração de biocombustíveis, tais como: impacto socioambiental e econômico, exploração de mão-de-obra, impacto na diversidade animal e vegetal, impacto na produção mundial de alimentos, dentre outros. O presente artigo faz uma investigação sobre a adequação dos biocombustíveis brasileiros aos quesitos de certificação existentes no mundo. Foram levantados os principais critérios que são abordados nas normas de certificação existentes. Posteriormente, explorou-se a situação dos biocombustíveis brasileiros, perante estas normas, obtendo-se um quadro-resumo do setor. Comparando-se os principais biocombustíveis brasileiros, observam-se maiores oportunidades, no mercado externo, para o biodiesel que para o etanol. Conclui-se que a aplicação de uma metodologia de certificação de biocombustíveis no Brasil pode trazer benefícios para esta cadeia produtiva, garantindo a sustentabilidade do negócio.

Palavras-chaves: Cadeia de Valor; Biodiesel; Certificação.


Biografia do Autor

Breno Barros Telles do Carmo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO MECÂNICA. MESTRE EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES. PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEMI ÁRIDO.

Marcos Ronaldo Albertin, UFC

Prof. Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânia e de Produção da UFC. Coordenador do Laboratório Obsrvatório Tecnológico. Diretor Adjunto de Extensão do Centro de Tecnologia da UFC.

Nadja Glheuca da Silva Dutra, UFC

Profa. Adjunta do Departamento de Engenharia de Transportes. Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes.

Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes, UFC

Prof. Assistente do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-03-04

Como Citar

Carmo, B. B. T. do, Albertin, M. R., Dutra, N. G. da S., & Pontes, H. L. J. (2012). Desafios e oportunidades para a exportação dos biocombustíveis brasileiros. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), 159. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.333

Edição

Seção

Artigos