Uso de indicadores para monitoramento da implementação de sistema de gestão baseado na NBR ISO/IEC 17025:2005, em laboratório de análises físico-químicas de alimento
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.335Resumo
O estudo da Gestão da Qualidade e a própria norma NBR ISO/IEC 17025:2005 mostram que existe uma grande complexidade de documentos a serem elaborados, para a composição de um Sistema de Gestão. Devido a este grande volume de material, muitos casos de implementação de Sistemas de Gestão de Qualidade acabam com insucesso, sendo esquecidos em arquivos das instituições aspirantes. Outro fator que dificulta o funcionamento da Gestão da Qualidade é a concentração das atividades de gerenciamento, sob a responsabilidade de poucos membros da organização; desta forma, aqueles que não estiverem envolvidos na elaboração do material se, quer sabem da existência da documentação ou quando sabem, não participam do programa de forma hábil. Visto que estes são problemas críticos para o funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade, buscou-se uma metodologia, em que a sua implementação abrangesse todo o efetivo do laboratório em que o trabalho foi desenvolvido, que foi a metodologia conhecida por BSC, Balanced Scorecard, definida por Kaplan e Norton (1997), como Sistema Equilibrado de Medição. Este trabalho teve como objetivo propor indicadores para monitoramento da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, em Laboratório de Análises Físico-Químicas em Alimentos atendendo a NBR ISO/IEC 17025:2005. Concluiu-se que o BSC proposto, foi de grande valia para a percepção de fatores relevantes para a melhoria dos processos do laboratório, sendo, portanto, viável para o acompanhamento de suas atividades. O laboratório em questão ainda precisa amadurecer sua força de trabalho, em relação aos fundamentos da Gestão da Qualidade, para que seja alcançada a colaboração efetiva de todos, visto que a elaboração da documentação do Sistema de Gestão encontra-se em andamento.
Palavras-chave: Qualidade; Laboratório; Química; Alimentos; Sistema de Medição.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.