Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.355Resumo
A internacionalização de empresas representa uma necessidade emergente, como forma de garantir desenvolvimento, sustentação e expansão de mercado, a partir das novas oportunidades de negócios. Diante da relevância dessa temática, este artigo tem como objetivo, identificar as estratégias de internacionalização, adotadas por um consórcio de exportação (Natural Fashion) do setor de confecções, situado na Paraíba, de acordo com o modelo proposto por Boehe e Toni (2006). Tal modelo é baseado em duas dimensões, as quais envolvem a estratégia competitiva e o escopo de mercado, onde, a partir do cruzamento essas dimensões, são explicitadas as condutas estratégicas para o alcance da internacionalização. Para tanto, optou-se por uma pesquisa descritiva, conduzida sob a forma de estudo de caso, empregando as técnicas: pesquisa bibliográfica, observação não-participante e análise documental. Com os resultados obtidos, verificou-se que as empresas participantes do Natural Fashion vincularam-se, em um primeiro momento, a uma Rede de Cooperação, e, posteriormente, parte da rede foi transformada em um Consórcio de Exportação; o que em termos do modelo aplicado, mostra uma passagem de escopo de mercado local e individual para internacional e coletiva. Esta conduta tem permitido às empresas em questão, consolidarem-se paulatinamente nos mercados internacionais, além de gerar uma maior vantagem competitiva no mercado local.
Palavras-chave: Estratégias; Internacionalização; Consórcio de Exportação.
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