Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções

Autores

  • Patrícia Trindade Caldas Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba
  • Elisabeth de Oliveira Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.355

Resumo

A internacionalização de empresas representa uma necessidade emergente, como forma de garantir desenvolvimento, sustentação e expansão de mercado, a partir das novas oportunidades de negócios. Diante da relevância dessa temática, este artigo tem como objetivo, identificar as estratégias de internacionalização, adotadas por um consórcio de exportação (Natural Fashion) do setor de confecções, situado na Paraíba, de acordo com o modelo proposto por Boehe e Toni (2006). Tal modelo é baseado em duas dimensões, as quais envolvem a estratégia competitiva e o escopo de mercado, onde, a partir do cruzamento essas dimensões, são explicitadas as condutas estratégicas para o alcance da internacionalização. Para tanto, optou-se por uma pesquisa descritiva, conduzida sob a forma de estudo de caso, empregando as técnicas: pesquisa bibliográfica, observação não-participante e análise documental. Com os resultados obtidos, verificou-se que as empresas participantes do Natural Fashion vincularam-se, em um primeiro momento, a uma Rede de Cooperação, e, posteriormente, parte da rede foi transformada em um Consórcio de Exportação; o que em termos do modelo aplicado, mostra uma passagem de escopo de mercado local e individual para internacional e coletiva. Esta conduta tem permitido às empresas em questão, consolidarem-se paulatinamente nos mercados internacionais, além de gerar uma maior vantagem competitiva no mercado local.

Palavras-chave: Estratégias; Internacionalização; Consórcio de Exportação.


Biografia do Autor

Patrícia Trindade Caldas, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), especialização em Gestão Estratégica de PMEs pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Participa como pesquisadora no Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia - GEGIT, vinculado à UFCG, assim como no grupo de pesquisa Complexidade & Organizações, este vinculado ao PPGEP/UFPB. Seus atuais temas e áreas de interesse, envolvem: Gestão do Conhecimento; inovação; Estratégia; Complexidade; Competitividade Sistêmica.

Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Atualmente é pesquisadora do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia) com atuação na área de Administração, principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento, Inovação Tecnológica, Capital Social e Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Desenvolvimento Sustentável.

Elisabeth de Oliveira Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no ano de 2008. Atualmente, é pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia (GEGIT), tendo como área de atuação, a Administração, com ênfase para os temas: Capital Social e Desenvolvimento Local, Indicadores de Sustentabilidade e Competitividade, Arranjos Produtivos Locais, Estudos Organizacionais, Gestão do Conhecimento e Gestão da Inovação.

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Titular em Administração Geral da UFCG (2005), atuando no cursos de graduação em Administração e junto ao Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais. Atua também como professor permanente junto ao programa de pós-graduação em Engenaharia de Produção e como professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Adminsitração da UFPB. Líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa CNPq. Avaliador de vários periódicos científicos e referee em vários eventos científicos. Avaliador Institucional e de Cursos Junto ao MEC/INEP/SINAES. É autor de vários artigos publicados em periódicos e apresentados em eventos. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, dentro do edital Universal e de Apoio Técnico. Seus atuais temas e áreas de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Capital Social, Sustentabilidade, Gestão de Recursos Naturais.

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Publicado

2012-02-08

Como Citar

Caldas, P. T., de Vasconcelos, A. C. F., Andrade, E. de O., & Cândido, G. A. (2012). Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (3), 93. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.355

Edição

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