Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.551Resumo
A crescente busca por participação de mercado e vantagem competitiva está levando os gestores a projetarem seus negócios de modo que estejam preparados a se adequar às constantes mudanças e exigências dos consumidores. Assim, o objetivo do artigo e apresentar a matriz SWOT e estratificação GUT para análise do ambiente interno e externo, como estratégia de gestão na DDEX – Direct to Door Express, empresa do ramo de franquia. O referencial teórico apresenta discussões sobre a caracterização da franchising, matriz SWOT e estratificação GUT. Os procedimentos metodológicos são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. Como resultados alcançados, o estudo apresenta a determinação de um foco estratégico pela empresa, composta por uma combinação de posturas de crescimento e manutenção, e, sobretudo, pela adesão à franchising e especialização de seus serviços. No tocante as considerações finais, foram verificados benefícios ao definir seu direcionamento estratégico em relação ao binômio serviços versus mercado, vetor crescimento, vantagem competitiva e sinergia, assim como a definição e realização da análise do ambiente interno e externo, identificando as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico; Estratificação GUT; Análise SWOT; Franchising.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.