Kansei Engineering na gestão ágil de projetos de novos produtos: potencialidades e desafios

Autores

  • Lucelindo Dias Ferreira Junior Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo
  • João Luís Guilherme Benassi Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo
  • Daniel Capaldo Amaral Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.570

Resumo

O estudo das emoções do consumidor tem se tornado uma linha importante de pesquisa, na área de desenvolvimento de produtos. As emoções influenciam o modo como o consumidor percebe e intera-ge com os itens no seu entorno. Kansei Engineering (KE) é uma metodologia concebida para facilitar o projeto de produtos centrados no usuário. Sua função básica é relacionar sensações e emoções dos consumidores, com características do produto, para orientar o desenvolvimento de produtos condi-zentes com as expectativas do mercado. O propósito deste artigo é apresentar as definições e premis-sas do Kansei Engineering, métodos e técnicas comumente empregados, e identificar potencialidades e desafios para apoiar a Gestão Ágil de Projetos, no desenvolvimento de produtos físicos. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica em fontes de informação referentes aos temas. Dentre os resultados encontrados, nota-se que o KE pode proporcionar maior envolvimento do cliente durante o projeto, um dos elementos-chave na Gestão Ágil de Projetos e, atualmente, um dos desafios a ser superado no processo de desenvolvimento de novos produtos.Palavras-chave: Kansei Engineering; Gestão Ágil de Projetos; Desenvolvimento de Produtos.

Biografia do Autor

Lucelindo Dias Ferreira Junior, Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é mestrando em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. É pesquisador na área de Desenvolvimento de Produtos, com ênfase na Gestão Ágil de Projetos de produtos.

João Luís Guilherme Benassi, Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo

Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Graduado em Engenharia de Produção. Atualmente é doutorando em Engenharia de Produção da EESC-USP na área de Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produtos e o foco de estudo está em pesquisa e desenvolvimento de novas ferramentas e metodologias de apoio ao desenvolvimento de produtos e gestão de projetos.

Daniel Capaldo Amaral, Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia de Produção Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1993) , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2002) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Revisor de periódico da Product (IGDP), Revisor de periódico do Produção (São Paulo), Revisor de periódico do Gestão e Produção (UFSCar), Revisor de periódico da Brazilian Journal of Operations and Production Management e Revisor de periódico da GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas. Tem experiência na área de Engenharia de Produção , com ênfase em Engenharia do Produto. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de produto, Processo de desenvolvimento de produto, Modelos de referência, Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional e Ferramentas para a gestão do conhecimento.

Downloads

Publicado

2012-03-04

Como Citar

Ferreira Junior, L. D., Benassi, J. L. G., & Amaral, D. C. (2012). Kansei Engineering na gestão ágil de projetos de novos produtos: potencialidades e desafios. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (3), 59. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.570

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)