Abordagem metodológica na análise de dados de estudos não-paramétricos, com base em respostas em escalas ordinais
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.649Resumo
A análise de dados não-paramétricos constitui-se um desafio para a obtenção de conclusões em pesquisas acadêmicas e científicas, pelo fato de trabalhar com dados de difícil comparação e por serem desconhecidos os parâmetros da população. O presente artigo apresenta um método de análise de dados, que foi utilizado em pesquisas sobre a percepção de gerentes de produto, sobre o nível de maturidade do processo de desenvolvimento de produtos e dos fatores críticos de sucesso em tais processos. Os dados, coletados em questionários, foram analisados, utilizando o teste da mediana e, em seguida, o teste de sinais, possível mediante a concatenação de diversos conceitos estatísticos. A combinação de tais técnicas permitiu tornar mais robustas as análises dos dados coletados, podendo ser reaplicada em outras pesquisas que precisem lidar com escalas ordinais.
Palavras-chave: escala ordinal; análise de dados; nível de confiança; testes não-paramétricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.