Intervenção do risco biomecânico na dor: um estudo de caso no setor de offset de uma gráfica
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v1i1.736Resumo
A presença de fatores de risco para o desenvolvimento de Distúrbios Ocupacionais Relacionados ao Trabalho (DORT) é evidenciada em diversas atividades. O objetivo do presente estudo foi verificar a correlação existente entre o risco biomecânico e a presença de dor em 18 trabalhadores do setor de offset de uma gráfica. A meto- dologia utilizada para a execução do objetivo proposto foi o Método RULA (Rapid Upper Limb Assessment) e o Diagrama de Corlett e Bishop modificado. A análise dos dados mostra a presença de dor surgindo e/ou aumentando no decorrer do dia de trabalho, não podendo ser correlacionada ao tempo de serviço e idade dos colaboradores. Os locais com maior indicação de dor foram tornozelos e pés, seguidos de ombros, braços e cos- tas, na região superior. O grau de risco biomecânico apresentou média 5,21 e necessita de maior investigação. Conclui-se que, conforme resultados obtidos com esta pesquisa, existe uma correlação entre o risco biomecânico e a presença de dor no setor de offset da empresa gráfica estudada. Sugere-se a continuidade desse estudo, visan- do uma maior investigação dos pontos encontrados e sugestões para os aspectos que necessitam modificações, tendo sempre como foco a melhoria da saúde ocupacional dos trabalhadores. Palavras-chave: risco biomecânico; dor; Método RULA; indústria gráfica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.