Aspectos comportamentais na implantação de sistemas integrados de gestão – ERP
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v1i1.737Resumo
O uso de Sistemas Integrados de Gestão (ERP - Enterprise Resource Planning) pelas organizações tem sido ampliado diante da perspectiva de melhoria dos processos, adoção de controles mais eficazes e eliminação de redundâncias e esforços repetitivos. Em que pesem as ponderações e considerações positivas que possam ser efetuadas em favor da adoção dos ERPs, as organizações ainda enfrentam problemas na implantação des- ses sistemas. Este trabalho é fruto de uma pesquisa do tipo survey sobre algumas questões comportamentais relacionadas à implantação de ERPs. A população investigada constituiu-se de pessoas que participaram da implantação de Sistemas Integrados de Gestão, provedores de serviços, administradores, executivos de empre- sas e usuários. A amostra totalizou 162 respondentes que atribuíram o seu grau de concordância em relação a assertivas apresentadas com o uso de uma escala Likert. As respostas obtidas foram tratadas com o uso do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), obtendo parâmetros estatísticos descritivos e gráficos que fa- cilitaram a sua análise e interpretação. Com isso, foi possível fornecer subsídios para pesquisas posteriores que aprofundem o escopo deste trabalho e ampliem as conclusões apresentadas. Palavras-chave: ERP; Sistemas Integrados de Gestão; Implantação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.