Modelo integrado para a implantação da gestão do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.850Resumo
O conhecimento tem se tornado o recurso estratégico mais importante no atual ambiente de alta competição, fonte de vantagem competitiva sustentável. Devido à sua importância no sucesso organizacional, geri-lo adequadamente é uma das principais preocupações dos executivos. Com este fim, foram desenvolvidos modelos e metodologias para implantar a gestão do conhecimento nas companhias, trabalhos que apresentam limitações e levam às organizações a intentos falidos, limitações como a excessiva orientação sobre as tecnologias de informação, a falta de alinhamento com as estratégias da organização, a falta de atenção sobre os fatores humanos e culturais, o desenvolvimento de modelos sem base metodológica, e principalmente, a abordagem dividida da implantação da gestão do conhecimento. Fundamentado nessas limitações, este trabalho tem como objetivo, o desenvolvimento de um modelo integrado para a implantação da gestão do conhecimento, utilizando a metodologia de modelagem EKD. Para a consecução do objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, gerada a primeira versão do modelo, validada com profissionais experientes e, por último, aprimorada. O trabalho teve como resultado um modelo integrado e sistêmico, para a implantação da gestão do conhecimento, que poderá orientar as organizações nesta prática e servir de referência para sua melhor compreensão. Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Modelagem Organizacional; EKD.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.