Usando Ajax na apresentação de tabelas com grandes volumes de dados em aplicações web
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.879Resumo
A abordagem Ajax promete solucionar os problemas da comunicação assíncrona inerente ao protocolo HTTP, no qual a Web é baseada. Este estudo tem como objetivo demonstrar como uma aplicação Web utilizando Ajax, pode, no que se refere às métricas externas de qualidade de software propostas pela norma ISO/IEC 9126, auxiliar no sentido de atingir o mesmo tempo de resposta e nível de experiência dos softwares aplicativos tradicionais, desenvolvidos em Clipper e Visual Basic, nas consultas a tabelas com dezenas de milhares de linhas. Foram utilizadas as linguagens JavaScript e PHP para usufruir dos recursos Ajax, no desenvolvimento da aplicação. Após utilizar algoritmos de consulta e apresentação baseados em conceitos e práticas avançadas, utilizadas por especialistas nas outras linguagens, foram feitas comparações entre os resultados obtidos pela aplicação, utilizando Ajax e os programas escritos em Clipper e Visual Basic, segundo a metodologia apresentada pela norma. Pode-se constatar que a aplicação Ajax foi capaz de atingir as métricas de qualidade de software propostas pela norma ISO/IEC 9126 e, em alguns casos, seu desempenho foi superior aos das aplicações escritas em Clipper e Visual Basic, abrindo promissoras possibilidades para o desenvolvimento de soluções multiplataforma, que necessitem acessar grandes bases de dados rapidamente.
Palavras-chave: Ajax; tabela; grid; métricas; XML; XmlHttpRequest.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.