Alternativa tecnológica para diminuir a abundância de fluidos de corte na retificação cilíndrica externa de mergulho de aços endurecidos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.880Resumo
Atualmente, as empresas estão buscando produzir de forma sustentável. Dessa forma, na indústria metal mecânica, o uso de fluidos de corte em abundância está sendo fortemente substituido por métodos que diminuem o uso desses fluidos. Nesse contexto, há a mínima quantidade de lubrificante, MQL. Apesar de usar uma quantidade mínima de fluido de corte, não apresenta bom desempenho, em termos da qualidade final do produto e vida da ferramenta, devido ao empastamento do rebolo, quando se reduz a quantidade de fluido de corte. Assim, neste trabalho, utilizou-se um sistema de limpeza da superfície de corte do rebolo para eliminar seu empastamento e, com isso, tornar o MQL mais acessível tecnologicamente. Para tal, analisaram-se a qualidade do produto e vida da ferramenta. Concluiu-se que a adição do sistema de limpeza, além de diminuir a quantidade de fluido usada, otimiza os resultados de qualidade superficial do produto e preservação da vida da ferramenta, os quais ficaram melhores, com relação ao uso do fluido de corte em abundância. Dessa forma, é possível diminuir a quantidade de fluido de corte, por meio do MQL mais limpeza, mas esse fato não deve ser generalizado, pois cada material usinado é um caso particular.
Palavras-chave: retificação; MQL; meio-ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.